O PO CH, no âmbito do Eixo 4 – Qualidade e Inovação do sistema de educação e formação, desenvolve trabalhos para apoiar atividades específicas de cooperação transnacional visando reforçar boas práticas na qualificação da população.
05-06-2017
O POCH integrou recentemente a rede temática Learning & Skills. As prioridades desta rede temática são a aprendizagem/práticas em contexto de trabalho, o reconhecimento e validação de competências adquiridas em contexto não formal e informal, sistemas de aprendizagem para competências transversais e sociais, e competências básicas incluindo a dimensão digital.
Neste contexto o PO CH participou, no passado dia 16 e 17 de maio, em Roma, na reunião de trabalho sobre o tema "Upskilling Pathways - New opportunities for adults". Trata-se de uma iniciativa resultante da "New Skills Agenda", adotada pela COM em junho de 2016 e que visa apoiar os adultos com baixas qualificações a desenvolver competências básicas (literacia, numeracia e competências digitais) e/ou a adquirir competências sequências de forma a obter qualificações de nível secundário ou equivalente, facilitando a integração no mercado de trabalho.
Os membros da rede encontram-se neste momento a identificar, num formulário de boas práticas da Direção Geral do Emprego, projetos apoiados pelo FSE nestas áreas para serem analisados e debatidos por todos como incentivo à troca de boas práticas.
Ao participarem nesta rede, os Estados Membros comprometem-se a lançar ações coordenadas nessas temáticas, incluindo o lançamento em simultâneo de Avisos de Abertura de Concurso, partilha de boas práticas de projetos FSE apoiados em torno das temáticas, apresentação de propostas à COM, entre outras.
Para mais informação sobre a cooperação transnacional consulte a plataforma transnacional do FSE e o poster criado para o efeito.