O Pessoas 2030 - Programa Demografia, Qualificações e Inclusão - tem a logomarca definida, uma componente imprescindível da sua estratégia de marketing e comunicação. O símbolo desenvolvido e integrado na logomarca representa um sinal mais, composto por figuras humanas estilizadas, tendo uma peça de puzzle como base.
12-05-2023
O Pessoas 2030, programa do Portugal 2030, investe nas qualificações, no emprego e na inclusão da população residente em Portugal, respondendo desta forma tripartida aos desafios que a evolução demográfica coloca ao país. Vai trabalhar, durante o período de programação, para melhorar transversalmente as condições de vida da população, contribuindo para que as pessoas possam ter os filhos que desejarem.
A representação gráfica de três figuras humanas no símbolo do novo Programa corresponde precisamente às três áreas de atuação mencionadas, que harmonizam esforços no combate aos problemas da quarta área de impacto, a demografia, representada pelo puzzle das três figuras combinadas. Nesta representação gráfica do puzzle pode ler-se também a conjugação dos três programas do Portugal 2020 que deram origem ao Pessoas 2030: PO CH - Programa Operacional Capital Humano, PO ISE - Programa Operacional Inclusão Social e Emprego e PO ACM - Programa Operacional de Apoio às Pessoas mais Carenciadas.
Ainda relativamente à logomarca escolhida, mas no que se refere ao logótipo, salienta-se o detalhe gráfico da letra "P" inicial, de forma a fazer a ponte entre o símbolo e a tipografia, reforçando a simbologia do "P" de "Pessoas".
A logomarca apresenta-se em duas versões: com e sem significação. A versão sem significação deve ser usada apenas quando esta não tiver leitura adequada. Também já foi desenvolvida a aplicação da logomarca na barra do cofinanciamento do programa, uma ferramenta essencial em toda a comunicação e que inclui as logomarcas do Portugal 2030 e dos Fundos Europeus.
A logomarca levará agora ao desenvolvimento da identidade gráfica do Pessoas 2030 que será depois aplicada em todos os pontos de contato com o cliente, como website, estacionário gráfico, materiais promocionais, institucionais e publicidade. Essa implementação vai ajudar a criar uma imagem reconhecível e coesa da marca, tornando mais fácil para os beneficiários, destinatários dos apoios e público em geral a identificação e a ligação com o Programa.
Em breve surgirão mais novidades sobre o novo Programa, seu website e redes sociais.