Iniciar sessão
/pt-pt/PublishingImages/1_1_1_BI23.jpeg

​O Boletim 23 do PO CH, com dados atualizados a 30 de setembro de 2023, revela um impacto muito significativo da execução física do Programa, destacando o apoio a mais de 1,2 milhões de pessoas e uma execução financeira impressionante de 3.412 milhões de euros que corresponde a uma taxa de execução de 107%, a mais elevada dos Programas do Portugal 2020.

15-12-2023

Conforme reportado no Boletim 23 do Programa Operacional Capital Humano (PO CH), até ao fim do terceiro trimestre de 2023, o programa financiou 7 933 operações com um investimento total elegível de 4 803 milhões de euros. Destes, 4.096 milhões de euros são provenientes do Fundo Social Europeu (FSE), incluindo 658 milhões de euros FSE alocados através do Mecanismo Extraordinário de Antecipação do Portugal 2030, destinado a medidas urgentes de política pública, antes da aprovação dos programas do Portugal 2030. A taxa de compromisso do PO CH situava-se, à mesma data, nos 128%, mais alta do que a média dos programas do Portugal 2020.

Entre os destaques do boletim, encontram-se quatro histórias inspiradoras. Uma delas é a de Henrique Costa que converteu a sua trajetória de estudante com dificuldades numa carreira bem-sucedida como chef, graças à frequência de um curso profissional de técnico de cozinha e pastelaria e ao apoio da Escola Profissional de Alvito e dos seus professores. Na área de formação de jovens, o programa investiu 2.722 milhões de euros, com 2.314 milhões de euros do FSE, beneficiando 348 mil alunos em cursos de dupla certificação.

Na área do ensino superior, a Universidade de Aveiro apresenta um projeto, apoiado pelo PO CH, para promover o sucesso escolar e combater o abandono, partilhado pela vice-reitora, Sandra Soares. Nesta área, 128 estudantes foram apoiados, com um investimento total de 663 milhões de euros.

Carolina Silva, que concluiu um curso de educação e formação de adultos (EFA) de técnica de secretariado, é um exemplo do impacto positivo da formação na vida profissional, representando a saída de uma situação de precariedade. O investimento na (re)qualificação de adultos atingiu 972 milhões de euros, dos quais 826 milhões de euros são do FSE, beneficiando 592 mil adultos.

Por último, na área que apoia a qualidade e inovação na educação, o boletim destaca a reformulação do Catálogo Nacional de Qualificações, com o foco em competências e resultados de aprendizagem. O investimento total nesta área é de 401 milhões de euros, com 354 milhões de euros de apoio do FSE.

 

Aceda AQUI ao boletim 23


  • < voltar a notícias