Os alunos que utilizaram o Hypatiamat melhoraram os resultados na disciplina de matemática, é a principal conclusão do estudo agora publicado pelo PNPSE sobre a utilização frequente e intencional de recursos digitais.
19-08-2020
O Hypatiamat é uma ferramenta digital, com muitas aplicações hipermédia focadas nos conteúdos de Matemática, orientado de forma direta para os alunos do 1.º ao 9.º ano de escolaridade. Aproveita o gosto “natural” que estes têm por ambientes tecnológicos, mas requer o envolvimento de professores e encarregados de educação para melhorar a aprendizagem e o rendimento escolar e tornar aprendizagem de matemática um prazer.
A estratégia pedagógica da aplicação é desenhada com o objetivo de despertar junto dos alunos o gosto pela Matemática e uma melhor compreensão da sua natureza. Faz uso das tecnologias em sala de aula, através dos recursos disponíveis na plataforma, entre os quais os jogos Hypatiamat, destinados à promoção de competências lógico-matemáticas e também de competências transversais.
É talvez um dos projetos mais populares na área da Matemática, devido ao seu acolhimento em planos de ação estratégica das escolas e também como instrumento de intervenção preventiva em Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) da comunidade intermunicipal (CIM) do Ave e dos seus municípios. Através do esforço combinado de agrupamentos de escolas e professores este projeto ganhou prioridade estratégica no quadro das medidas de promoção do sucesso escolar, com adicional relevância no presente contexto educativo.
Os resultados obtidos pela utilização do Hypatiamat como intervenção preventiva na CIM do Ave, agora divulgados neste estudo, revelam que os alunos das turmas que utilizaram a plataforma obtiveram melhores resultados no ano letivo 2018/19, e mais equitativos, uma vez que a melhoria das classificações se registou na totalidade os alunos.
Verificaram-se profundas discrepâncias no uso de tecnologias, sobretudo no acesso a tablets e wi-fi, nas várias turmas que utilizaram a aplicação. As Infraestruturas tecnológicas e conectividade nas escolas de 1.º ciclo são, por isso, uma urgência imperativa.
Aferiu-se também que o Hypatiamat melhora as práticas docentes e aprendizagens dos alunos. A formação adequada capacitou os professores para um maior domínio de competências digitais e consequentemente facilitou o uso da plataforma. A entrada do digital na sala de aula só alcança sentido e eficácia educativa se alicerçada nos domínios de conteúdos, da pedagogia e da tecnologia. Ao nível da aprendizagem dos alunos a plataforma estimula o trabalho individual, possibilitando trabalhar aplicações de conteúdos e jogos sérios e outros conteúdos diversificados, de acordo com o ritmo de desenvolvimento de cada um e facilitando a apropriação de vocabulário específico matemático. O back-office da plataforma permite também uma monitorização e orientação das aprendizagens.
Os resultados obtidos levam ao abandono da ideia preconcebida de que a introdução de recursos digitais no ambiente educativo tem sobretudo uma função lúdica, contrária à exigência e persistência necessárias ao trabalho educativo.
O estudo conclui que:
Um grande número de escolas do 1.º ciclo não se encontra apetrechada com recursos tecnológicos que permitam integrar o digital no território educativo e que tal lacuna deverá ser rapidamente colmatada.
A formação digital em contexto de diferentes áreas do saber permite não só melhorar as competências específicas dessas áreas como as competências digitais em geral, transferências de conhecimento transversais essenciais à aquisição de delineado no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
A maturidade digital, para a qual as escolas em Portugal terão de tender, exige que o digital passe para o lugar central do currículo. É necessário que professores e alunos sejam dotados de ferramentas digitais que, à semelhança da plataforma Hypatiamat, lhes permitam trabalhar com qualidade.
O POCH, através do FSE - Fundo Social Europeu, apoia o Hypatiamat no âmbito do PNPSE, projeto da Direção Geral da Educação, através da Estrutura de Missão do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, para combater o insucesso escolar. No âmbito do eixo 4 de apoio - Qualidade e Inovação do Sistema de Educação e Formação - o apoio ao PNPSE nas 3 regiões elegíveis ao PO (norte, centro e alentejo) representou um investimento total elegível de 51 758 M€, sendo 43 994 M€ de apoios FSE.
O estudo "O Hypatiamat como intervenção preventiva na CIM do Ave no reforço das aprendizagens de Matemática nos dois primeiros anos de escolaridade" está disponível no site do PNPSE, bem como outros estudos promovidos por esta estrutura.