São diferentes perspetivas que revelam a forma como os Centros Qualifica, especializados na qualificação de adultos, atravessaram o período em que, devido à pandemia, o recurso ao meio digital passou a ser uma imposição para dar continuidade aos processos formativos dos adultos.
25-08-2020
Na sequência da pandemia imposta pela COVID-19 e da implementação da medida de suspensão da atividade letiva presencial decretada a 16 de março, os projetos formativos passaram a decorrer online, através das diversas plataformas adotadas pelas entidades envolvidas nos mesmos.
Os Centros Qualifica, cofinanciados pelo POCH através do Fundo social Europeu (FSE) e cujos projetos são geridos pela ANQEP enquanto Organismo Intermédio desta AG, no âmbito do eixo 3 - Aprendizagem ao Longo da Vida – apoiaram até 30 de junho 167 311 adultos inscritos em Centros Qualifica e assumem um investimento total elegível de 125M€. Estes centros apoiam a educação e formação de adultos e são centros especializados na qualificação dos adultos residentes em Portugal. Aqui, os adultos podem ser aconselhados e encaminhados para ofertas que permitam reforçar as suas qualificações e validar as suas competências escolares ou profissionais, através de processos de reconhecimento, validação e certificação dessas competências e que permitem a obtenção do ensino básico ou secundário e/ou de uma qualificação profissional.
Nos Centros Qualifica os adultos passaram a ser também acompanhados a distância. Para registar essa experiência, o POCH com a colaboração da ANQEP - Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, lançou um desafio a 4 destes Centros, localizados nas regiões menos desenvolvidas do país, apoiadas pelo POCH - Norte, Centro e Alentejo, no sentido de revelarem a forma como decorreram as suas experiências durante o período realizado a distância.
Através de 4 novos vídeos produzidos pelo POCH, da série Histórias na Primeira Pessoa, os 4 Centros Qualifica mostram-nos as vivências deste período atípico, do ponto de vista dos seus Coordenadores, formadores e de adultos envolvidos nos processos de reconhecimento, validação e certificação de competências. Ilustram bem a forma como as dificuldades foram superadas e como toda a comunidade educativa se adaptou à nova realidade vivida à distância. sessões de acompanhamento, de esclarecimento de dúvidas e até provas de júri de certificação de competências foram transportadas para o ambiente digital, com o objetivo de cumprir os objetivos traçados e não deixar ninguém para trás.
A captação das imagens é feita, na maioria dos casos, pelos próprios, utilizando equipamento amador. A disponibilidade de toda a comunidade envolvida demonstra a grande flexibilidade para responder às mudanças, ativando os meios ao seu dispor e revelando através dos seus depoimentos a capacidade de adaptação e resiliência.
O POCH irá submeter estes vídeos a concurso, no evento #EuropeInMyRegion, na rubrica "Stories", no âmbito da iniciativa anual da Comissão Europeia, uma campanha de comunicação com o objetivo de aumentar a visibilidade dos projetos financiados pela UE em toda a Europa. As autoridades de gestão e os beneficiários do projeto são convidados a mostrar aos cidadãos o que realizam em conjunto com a UE no seu território. Os vídeos estão, por isso, legendados em inglês. Versões apenas em português destes trabalhos serão também disponibilizadas brevemente.
Vídeo do Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas Abade Baçal
Vídeo do Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira
Vídeo do Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas nº 2 de Beja
Vídeo do Centro Qualifica da Profisousa