Decorreu no passado dia 28 de outubro, a apresentação pública e o debate dos resultados da avaliação da Estratégia de Comunicação do PO CH a que assitiram cerca de 21 500 pessoas. O Jornal Público foi o media partner do Programa Operacional na organização do evento, esta parceria contribuiu para uma audiência significativa, mais de 20 700 pessoas no site do jornal e 750 no canal de YouTube.
02-11-2021
Na plataforma E.volui, a Mostra de Educação e Formação do PO CH onde o evento também foi disponibilizado em direto, e onde ficará disponível para visualização em diferido, assistiram 125 pessoas.
A sessão de abertura esteve a cargo do Presidente do PO CH, Joaquim Bernardo a que se seguiu a apresentação dos resultados da avaliação pelo seu Coordenador, o Prof. António Figueiredo. O debate contou com as participações de Gustavo Cardoso, Prof. Catedrático no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, especialista na área da comunicação, António Figueiredo, Diretor de Estratégia e Inovação da Quaternaire Portugal e Coordenador da Avaliação, Mónica Silvares, jornalista do Jornal ECO especialista em fundos comunitários e Joaquim Bernardo, Presidente do PO CH. A moderação esteve a cargo de Manuel Carvalho, Diretor do Jornal Público.
As conclusões da avaliação incidem sobre os resultados da implementação da estratégia de comunicação do PO CH aprovada em 2015, tendo sido avaliadas as medidas que o POCH adotou para melhor comunicar o Programa, e os seus resultados, através de diversos instrumentos e de comunicação. A Avaliação propõe ainda um conjunto de recomendações, algumas de curto prazo que podem ainda ser ativadas para o que resta do atual período de programação, outras adequadas ao próximo período de financiamento.
Em cima da mesa estiveram temas como a notoriedade e o mediatismo do PO CH e a reflexão sobre as formas de ultrapassar as diferenças que a avaliação apurou em torno do reconhecimento da marca PO CH. Notoriedade alta entre os seus beneficiários e mais reduzida entre as pessoas abrangidas em ações de formação apoiadas pelo Programa e a população em geral, em linha aliás com outras avaliações ou estudos de opinião que têm sido realizadas sobre a perceção dos cidadãos relativamente aos Fundos Europeus, como o que está hoje também em debate no fórum das Políticas Públicas.
Também foi discutida a perceção ainda muitas vezes negativa que os Fundos Europeus têm em Portugal e como a imagem trazida a público pelos media muitas vezes contribui para esse facto, bem como a que decorre do debate público sobre a aplicação desses fundos, afetando ou dificultando todo o trabalho comunicacional desenvolvido pelos Programas Operacionais e AD&C.
No debate estiveram ainda presentes temas como a inovação de formatos comunicacionais, de acordo com as recomendações da avaliação elaborada, para conseguir alcançar um público mais vasto e sobretudo mais jovem ou a utilização do storytelling como meio para um maior alcance de notoriedade.
O PO CH agradece a todos os intervenientes no debate, ao moderador, à equipa de avaliação e a todos aqueles que contribuíram para a clarificação dos resultados da estratégia de comunicação do Programa e para a discussão sobre o caminho do futuro.
Um resumo gráfico dos resultados da avaliação e das recomendações produzidas pode ser consultado aqui.
Consulte aqui todos os produtos da avaliação.
Aceda aqui ao vídeo do debate na plataforma E.volui.
Aceda aqui ao evento no site do Jornal Público.