Iniciar sessão

Fontes de Financiamento

Fundo Social Europeu 522 M€

Contrapartida Nacional 92,1 M€

Metas para 2023

65% dos estudantes apoiados pela ação social no ensino superior concluirão o grau de ensino

65% dos estudantes nos Cursos Técnicos Superiores Profissionais de nível ISCED 5 foram certificados ou que prosseguiram estudos no ensino superior

70% dos doutoramentos concluídos

​O eixo 2 do PO CH visa aumentar a proporção da população com o ensino superior ou equivalente, através de uma formação com uma componente geral e científica, bem como de uma componente de formação técnica e de formação em contexto de trabalho. Este objetivo operacionaliza-se através do financiamento de bolsas de estudo no Ensino Superior, Bolsas de Doutoramento e Pós Doutoramento, apoio a Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP), e através do financiamento de uma linha de crédito para Estudantes do Ensino Superior. 

Decorrente da Reprogramação de 2020 e em resposta à pandemia da Covid-19, foi desenhada adicionalmente a intervenção Skills 4 pós-Covid – Competências para o futuro no Ensino Superior

Ações apoiadas Para quem?

Apoios a estudantes do ensino superior através de bolsas para alunos carenciados e de empréstimos.

Estudantes do ensino superior elegíveis de acordo com critérios definidos em regulamento próprio

Cursos técnicos superiores profissionais (TeSP)                    

Jovens entre os 17 e os 30 anos com ensino secundário incompleto ou completo

Programas de doutoramento e bolsas de pós-doutoramento               

Entidades do SNCT e Pessoas Individuais (bolsas de doutoramento individuais); Investigadores doutorados inseridos em Centros de I&D (bolsas pós-doc.)

Linha de crédito para Estudantes do Ensino Superior 

Estudantes de TeSP, Licenciatura, Mestrado e Doutoramento

​Skills 4 pós-Covid – Competências para o futuro no Ensino Superior
​Docentes e estudantes no ensino superior associados a projetos inovadores de ensino e aprendizagem

 


Bolsas; Doutoramento; Ensino Superior; Ação social; Docentes; Formação